Pular para o conteúdo

Uma mensagem de fim de ano da Matera

2022 chegou ao fim e nada melhor do que olhar para tudo o que conquistamos, participamos e construímos neste último ano e se preparar para alcançar novos patamares em 2023.

Relembre os principais acontecimentos e conquistas em ordem cronológica:

AUTOCOM

No início do ano, participamos da AUTOCOM 2022, maior evento de tecnologia voltada para automação do comércio da América Latina. Foram três dias com muito conteúdo, novidades e tendências do mercado sendo compartilhados. Teve metaverso, open delivery, Pix e muito mais. Também estivemos ao lado do nosso parceiro, JN Moura Sistemas de Gestão, para apresentar o nosso programa exclusivo para canais e parceiros, o Matera Ecosystem, e as diferentes oportunidades de crescimento que um ecossistema verdadeiramente colaborativo pode proporcionar.

Confira mais sobre tudo o que aconteceu no evento.

Matera Onidata

Em maio deste ano, adquirimos a Onidata, uma empresa fundada em 2018, que atua habilitando soluções de crédito para pessoas físicas. A compra da empresa marcou a primeira aquisição do Grupo Matera e o complemento do nosso portfólio que passou a oferecer soluções de créditos B2C para nossos clientes.

Leia mais sobre a aquisição aqui.

Febraban Tech 2022

O maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, Febraban Tech, antigo CIAB, retornou em sua forma presencial em 2022, repleto de conteúdos, tendências, networking e, claro, novidades.

Como expositores, levamos o resultado do que estamos construindo há mais de 35 anos: um portfólio de soluções completas, de verdade. Resultado? Mais de 25 mil pessoas presentes no nosso estande ao longo dos três dias da feira.

Início das Operações nos Estados Unidos

Esse ano também estreamos nossa operação nos Estados Unidos com o objetivo de replicar o sucesso do sistema de pagamentos instantâneos e dos pagamentos via QR Code no país, levando em consideração a experiência fenomenal com a implementação e operalização do Pix no Brasil. Hoje, o sistema de pagamento instantâneo já é utilizado por 70% da população brasileira em transações. 

"Quando ouvimos falar do lançamento de pagamento instantâneos nos Estados Unidos - com o sucesso anterior com RTP e agora com o novo lançamento do FedNow, olhamos para a nossa solução no Brasil e vimos que seria uma ótima opção", disse nosso Presidente dos EUA, Patrick Devlin, em entrevista para a PYMNTS.

Confira a matéria em inglês na íntegra e saiba mais sobre nosso processo de internacionalização.

Matera Pix Experience

Desde o seu lançamento, em 2020, o Pix já acumulou mais de 2,3 bilhões de transações e vem transformando o cenário de pagamentos brasileiro intensamente. Por esse motivo, em 2022, realizamos nosso primeiro evento presencial pós-pandemia, em Campinas - SP, que reuniu grandes nomes do mercado e nossos especialistas para um dia inteiro de palestras, interações e discussões sobre o meio de pagamento instantâneo. O evento também contou com a participação dos parceiros do nosso programa exclusivo de canais, o Matera Ecosystem.

O saldo foi de muita conexão com consultores e especialistas, engajamento com o público e conhecimento sobre vendas, gestão e oportunidades com o Pix para inspiração e aprendizado para a realidade dos negócios.

Ainda em 2022…

Neste ano, também conquistamos a marca de 2,1 bilhões de transações Pix processadas e mais de 58 milhões de contas transacionais nas nossas soluções - o que representa, aproximadamente, 25% da população brasileira, proporcionando 10% do market share para a Matera. Também alcançamos mais de 280 clientes e 210 parceirosno nosso programa Matera Ecosystem.

Além dos negócios, nossos quatro comitês de ESG - Social, Ambiental, Diversidade e Educacional - impactaram positivamente mais de 20 mil pessoas e 15 instituições parceiras foram apoiadas. E, ainda, atingimos a marca de 900 profissionais na nossa Nave, que nos fazem ir cada mais longe!

O saldo de 2022 é: conquistas, conquistas e mais conquistas. Aprendemos bastante a cada projeto entregue. Conseguimos alcançar recordes e números muito importantes para nós. Estivemos à frente de muita movimentação tecnológica para o mercado de produtos e serviços financeiros no Brasil. Expandimos fronteiras e nossa nave está conquistando novos espaços. Tudo isso só foi possível graças aos profissionais, clientes e parceiros que impulsionam os nossos resultados e abrem caminhos para novos horizontes.

Obrigada por nos acompanhar e criar o futuro com a gente ao longo deste ano. Em 2023, tem muito mais!