Pular para o conteúdo

Quais as melhores alternativas de inovação em empresas de grande porte?

A inovação em empresas de grande porte é uma busca constante nas instituições que desejam se diferenciar no mercado. Hoje em dia, empresas que não investem em departamentos de inovação podem estar perdendo grandes oportunidades, tendo em vista a velocidade com que as novas tecnologias surgem para facilitar a vida do cliente.

 

Neste conteúdo, vamos explorar o conceito de inovação por meio de práticas que auxiliam as instituições a se destacar nesse cenário, como as parcerias estratégicas e o investimento em soluções diferenciadas. Continue a leitura e comece hoje mesmo a transformar o seu modelo de negócio!

Práticas para promover a inovação em empresas de grande porte

 

Foi-se o tempo em que a condição comercial era a única condição para manter um negócio ativo. Hoje em dia, a briga é por promover uma experiência cada vez mais satisfatória, conquistando assim mais clientes, além de reforçar uma imagem positiva da marca no mercado. A seguir, listamos as melhores práticas para você se inspirar.

Crie seu próprio programa de Corporate Venturing

A estratégia de Corporate Venturing é baseada na colaboração com pequenas startups, de modo a firmar parcerias benéficas tanto para quem já se consagrou no mercado quanto para quem ainda está começando e quer ganhar visibilidade. Nesse contexto, a intenção das grandes empresas é atualizar processos buscando soluções inovadoras com as startups.

 

Assim, as instituições já consolidadas aproximam-se do mindset empreendedor que caracteriza as startups, complementando seu próprio modelo de negócio a partir de práticas mais inovadoras de operação e gestão do conhecimento

 

Por outro lado, as startups ganham com o acesso a todo o ecossistema já consolidado que a parceria com uma grande empresa traz.

 

Participe de programas de inovação aberta

Uma das práticas mais atuais de inovação em empresas de grande porte é o associativismo. Em resumo, a estratégia consiste em reunir diversas empresas em busca de soluções mais modernas e funcionais. O lema por trás dessa prática é “fazer juntos para fazer melhor”, ou seja, a ideia é compartilhar aprendizados e estimular o “give back”: devolver para o ecossistema o que ele te proporcionou.

 

Trata-se, portanto, de um hub de conexões e oportunidades que trazem inovação e favorecem o desenvolvimento tanto das grandes empresas quanto das startups. Nesse ambiente, corporates e startups se conectam a diversos desafios de inovação e podem conhecer mais a fundo o mercado em que atuam, consolidando produtos e serviços ou buscando novos clientes para o portfólio.

Promova hackathons internos ou externos

 

Já faz um tempo que os hackathons viraram tendência no universo corporativo, especialmente nos segmentos de programação e de tecnologia da informação. O termo “hackathon” surgiu da união de hack (programar) e marathon (maratona), configurando-se como um evento no qual a intenção é gerar soluções eficientes no período de tempo mais curto possível.

 

Os eventos costumam ocorrer ao longo de um único final de semana, normalmente pautados na missão de solucionar problemas específicos das empresas. Isso é feito por meio de ideias e soluções inovadoras que na maioria das vezes são desenvolvidas em conjunto, numa tarefa multidisciplinar com profissionais de diversas áreas de atuação.

 

O público-alvo dos hackathons podem ser os próprios colaboradores da empresa ou pessoas externas com habilidades pré-selecionadas (como programação, marketing e vendas, por exemplo). 

Crie spin-offs e aumente seu leque de atuação

 

Uma das grandes transformações nos modelos atuais de negócio é a geração de receita por meio da oferta de serviços financeiros. No contexto da inovação em empresas de grande porte, isso significa expandir o leque de atuação e oferecer para os clientes uma experiência muito mais valiosa, a partir de um ecossistema completo de operações.

 

Esse ecossistema permitirá que o cliente tenha sua própria conta digital, pagamento por Pix, cartão de débito e maquininha, microcrédito, taxas mais atrativas para transferências, entre outros serviços que vão tornar os processos muito mais ágeis, funcionais e vantajosos para todos os envolvidos.

 

A estruturação de um portfólio completo de serviços financeiros faz parte da tendência da fintechzação de empresas. O objetivo é desburocratizar toda a cadeia de valor reduzindo os intermediários e, consequentemente, o excesso de taxas operacionais. 

 

Para otimizar recursos e garantir uma implantação bem-sucedida, o ideal é contar com uma solução white label que agregue todos os serviços de uma fintech ao business original sem grandes investimentos ou complexidades técnicas.

 

Nós podemos ajudar você nesse processo. O Matera Fintech é uma solução totalmente escalável, que roda direto em cloud e permite agregar produtos personalizados de acordo com a necessidade de cada instituição.

 

Fale com um de nossos especialistas e veja como abrir sua fintech em tempo recorde!