Serviços sob demanda nunca estiveram tão em alta na economia. Alguns exemplos cotidianos são o Uber...
Afinal, o que é Gestão do Conhecimento?
Estamos na Era do Conhecimento onde o capital humano é o maior e mais importante patrimônio de uma empresa, assim como seus costumes, características, cultura, informações e aprendizados.
Mas como fazemos para reter o capital humano?
Para isso surge a Gestão do Conhecimento (GC), que nada mais é que um conjunto de processos responsáveis por apoiar a transferência e aplicação dos conhecimentos em organizações. Através dela, é possível materializar informações em uma base de conhecimento, à qual todos têm acesso e podem utilizar/consultar, afinal, o conhecimento é um importantíssimo ativo organizacional.
Para colocá-la em prática, é essencial compreender que a informação pode estar em três formatos diferentes:
- Dados, que são as observações brutas, ou ainda, sem tratamento;
- Informações, que são os dados configurados de forma a ser utilizados;
- Conhecimento, que é uma capacidade adquirida por alguém.
As práticas de GC são responsáveis por transformar dados em informações e informações em conhecimento.
E como implementar a Gestão do Conhecimento na empresa?
Aqui vão alguns passos e dicas, de forma resumida:
- Mapear o conhecimento organizacional: é essencial realizar um mapeamento de forma a identificar o que a empresa já tem compartilhado, quais as formas de compartilhamento, se está de fácil acesso para todos, ou não. Além disso, avaliar o grau de maturidade e, assim, direcionar treinamentos pensando nas necessidades do mercado.
- Criar um Plano de Negócio de GC: através desse plano é possível apresentar a importância da Gestão do Conhecimento para a organização, vinculando-a aos objetivos estratégicos da mesma, as ações que serão adotadas, e os resultados esperados.
- Planejar as ações: é importante planejar quais ações serão executadas para implementar a GC, identificando e priorizando as principais.
- Levantar a eficácia do que foi definido no planejamento: ao executar as ações, verifique a eficácia das mesmas, atualizando a base de conhecimento, verificando se as iniciativas tiveram resultados e o que pode ser melhorado. Assim, conseguimos aperfeiçoar o plano inicial, atingindo resultados cada vez melhores.
Conclusão
A Gestão do Conhecimento surge como ferramenta para reter o capital humano e, apoiar a transferência e aplicação dos conhecimentos em organizações. Ela auxilia na materialização de informações em uma base de conhecimento, garantindo um fácil acesso a todos, uma vez que o conhecimento opera no princípio da abundância, assim quanto mais compartilhamos, mais aprendemos.
Por MARIA GABRIELA COSTA LAZARETTI
Sou Arquiteta e Urbanista, atualmente estou na minha segunda (e terceira) graduação, Engenharia de Software e Pedagogia. Sim, eu amo estudar, aprender coisas novas e desvendar novas áreas. Aqui na Matera, estou desbravando a Gestão do Conhecimento junto ao Core, e quero compartilhar com vocês os desafios e oportunidades dessa área.