Pular para o conteúdo

Pix Automático: Pagamentos Automatizados para Empresas e Consumidores

Considerado uma das modalidades mais aguardadas do Sistema de Pagamentos Instantâneos do Brasil, o Pix Automático poderá ser utilizado para programar o envio de pagamentos recorrentes de forma automática mediante autorização prévia do pagador, ou seja, se você achou a funcionalidade parecida com débito automático, está correto! A diferença entre as duas opções está na tecnologia por trás do funcionamento de cada uma e, consequentemente, na experiência dos usuários. 

O Pix Automático seguirá as mesmas características originais do Pix: simplicidade, acessibilidade e redução de custos, acompanhando as demais iniciativas regulatórias do Banco Central do Brasil. Tudo isso vai ao encontro do objetivo do regulador de proporcionar mais  inclusão nos serviços financeiros, impactando, de maneira positiva, principalmente empresas de pequeno e médio porte. Quer entender o porquê? Acompanhe o texto:

 

Quem poderá utilizar o Pix Automático?

Olhando do ponto de vista de negócios, todas as empresas, independente do segmento, que tenham a necessidade de receber pagamentos recorrentes. Com esta nova funcionalidade, até mesmo estabelecimentos físicos ou negócios digitais, poderão usufruir do Pix Automático. 

O principal avanço que o Pix Automático trará ao mercado, é a inclusão de empresas de pequeno e médio porte que, atualmente, não conseguem utilizar o débito automático, uma vez que é obrigatório desenvolver os convênios bilaterais com múltiplas instituições, um procedimento complexo e custoso, que deixa de ser necessário com a chegada dessa funcionalidade do Pix.. 

Há uma grande expectativa de aceitação da ferramenta, pois a utilização de pagamentos automatizados poderá diminuir os custos administrativos e também reduzir os riscos de atraso ou até mesmo de não pagamento, o que beneficia tanto os negócios quanto os clientes.

Veja abaixo algumas categorias de serviços que poderão aproveitar dessa novidade:

  • Utilities: Empresas provedoras de serviços considerados essenciais para a sociedade, como fornecimento de gás, energia elétrica e água.
  • Serviços de pagamentos recorrentes: Ou seja, aqueles que que cobram mensalidades ou pagamentos regulares, como escolas, academias, cursos, planos de saúde, dentre outros.
  • Serviços de assinatura: Produtos como assinaturas de streaming, clubes por assinatura, portal de notícias e similares também terão a possibilidade de oferecer a nova forma de pagamento a seus assinantes.
  • Outros: O leque de opções é vasto e abrange os mais variados segmentos: telefonia, companhias de seguro, pagamentos de aluguéis, aplicativos de alimentação e mobilidade, etc. 

 

Impactos e Benefícios do Pix Automático

Por suas características de simplicidade, redução de custos e  acessibilidade, é certo que o Pix Automático promoverá inclusão financeira para pagadores e recebedores. Para o mercado, isso significará maior competitividade entre as empresas, visto que instituições de pequeno e médio porte irão se equipar a empresas de grande porte ao oferecer os mesmos métodos de pagamento. Em contrapartida, os pagadores serão beneficiados ao utilizarem pagamentos recorrentes sem dependência de cartões de crédito.

Veja abaixo os alguns dos benefícios da funcionalidade para os pagadores:

  • Controle: Os pagamentos recorrentes só serão programados mediante autorização dos pagadores, que também poderão consultar e cancelar os débitos agendados a qualquer momento. 
  • Comodidade: Poderá ser solicitado, caso seja de interesse, o recebimento de notificações de agendamento
  • Segurança: Mesmo com autorização prévia, o usuário poderá definir travas de limites máximos para cada transação e até mesmo efetuar a contestação de pagamentos em desacordo com autorização concedida
  • Versatilidade: A utilização de linha de crédito para efetivação dos pagamentos recorrentes programados é possível e o usuário pagador poderá decidir se quer fazer o uso ou não.

E para os recebedores, também haverão importantes ganhos:

  • Autonomia: O estabelecimento será responsável pela criação, consulta e cancelamento de recorrências, não dependendo de terceiros para realizar as tarefas rotineiras
  • Controle: Caso seja necessário efetuar mudanças de dados, como valores ou data de vencimento, também poderá executar o processo por conta própria
  • Aumento da capacidade de processamento de pagamentos: Com a automação das cobranças, as instituições poderão processar maior quantidade de  pagamentos  recorrentes com menor esforço.
  • Gestão: A facilidade na consolidação bancária é um benefício decorrente dos dois anteriores, pois deste modo os estabelecimentos terão todas as informações em seus próprios relatórios.

 

Quer entender, na prática, como o Pix automático pode  impulsionar sua empresa e simplificar seus pagamentos recorrentes, reduzindo custos e aumentando a comodidade de seus clientes? Converse com nosso time.

Implemente Pix em sua solução.