Pular para o conteúdo

Da Igreja ao Posto de gasolina: Como o Pix para PDV da Matera abrange diversos mercados

Desde o lançamento do Pix pelo Banco Central em 2020, os negócios estão cada vez mais atentos às oportunidades que esse novo meio de pagamento pode oferecer. Gerando uma maior competitividade no mercado e facilitando as transações financeiras, o Pix chegou para revolucionar o mercado financeiro e suas estruturas.

A utilização de outras formas de pagamento tem sido constantemente substituídas pelo uso do Pix, e a tendência é que esse movimento só cresça cada vez mais. Segundo a pesquisa Carat Insights 2022, realizada pela Fiserv, a estimativa é de que o Pix será utilizado por 91% da população brasileira nos próximos 10 anos, se tornando o maior meio de pagamento, seguido pelo uso de carteiras digitais (82%) e de QR Codes (81%). Isso só demonstra como o cenário financeiro tem evoluído de forma intensa, cedendo espaço para os meios digitais, que tendem a dominar o contexto brasileiro nos próximos anos.

Seguindo essa tendência, a Matera desenvolveu um modelo de negócio baseado nessa tecnologia: o Pix para PDV. Utilizando o Pix como principal meio de pagamento, esse serviço traz uma maior competitividade aos seus usuários frente ao mercado e permite que os lojistas e PDVs possam oferecer serviços financeiros tais como as fintechs, tudo isso de forma simples e dinâmica.

Pix para PDV: benefícios e amplitude

Utilizando um modelo white-label (modelo personalizável de acordo com as necessidades do cliente), o Pix para PDV é desenvolvido a partir do BaaS (Banking as a Service) da Matera, tecnologia que fica hospedada na nuvem e que, por meio de APIs diversas, permite o oferecimento de serviços financeiros, tais como contas digitais e transações pelo Pix.

A implantação desse serviço é rápida e todo o backoffice fica sob a responsabilidade do time da Matera, tornando todo o processo muito mais simples e ágil para os clientes.

Os inúmeros benefícios que o Pix para PDV traz para as empresas, além da facilidade de sua implantação, permite que uma grande diversidade de clientes se interessem pelo nosso serviço, estando presente em igrejas, hotéis, postos de gasolina, entre outros tipos de negócios, suprindo as demandas específicas de pagamentos de cada empresa. Possuímos em nossa carteira de clientes diversos cases de sucesso que demonstram essa variedade de segmentos que atendemos. Entre alguns dos exemplos estão a Quality, empresa que atua no desenvolvimento de sistemas gerenciais e de automação comercial para postos de combustíveis e conveniências que, a partir do Pix para PDV da Matera, disponibiliza taxas mais interessantes aos seus clientes, o que consequentemente acaba gerando um aumento constante no número de transações da empresa.

Com o uso desse serviço pelos mais variados tipos de empresas, é possível notar a amplitude do Pix para PDV em relação ao mercado, sendo um serviço que se molda em diversos cenários e suas necessidades, sempre com o objetivo de transformar os negócios e alavancar suas receitas de forma ágil e dinâmica.

Confira um exemplo prático de como essa tecnologia funciona e aproveite para embarcar no Pix para PDV da Matera!