Pular para o conteúdo

Como soluções white label podem gerar inovação financeira para a sua empresa?

Serviços sob demanda nunca estiveram tão em alta na economia. Alguns exemplos cotidianos são o Uber e o Airbnb. No mercado financeiro, existem tendências como o Banking as a Service (BaaS) e o Software as a Service (SaaS), modelos de negócio que prezam pela inovação financeira, transformando empresas em fintechs por meio de soluções white label.

 

Esse tipo de solução reúne uma série de vantagens para o mercado, que vão desde a eliminação de burocracias até a segurança das operações na empresa. Isso é possível porque, no modelo white label, por exemplo, um parceiro de tecnologia é quem assume as complexidades do processo, enquanto a empresa contratante poderá focar na oferta de serviços personalizados, utilizando sua própria marca e identidade.

 

Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura e saiba por que esse é um investimento certeiro para quem busca inovação financeira!

As vantagens de investir em soluções white label para inovação financeira

A tendência da fintechzação de empresas surge da necessidade de negócios de diversos segmentos ampliarem suas ofertas, integrando serviços financeiros variados para expandir as possibilidades de receita e se aproximar das demandas mais urgentes da clientela. Os fornecedores BaaS são grandes parceiros nesse fenômeno, pois permitem que as empresas se transformem em fintechs sem precisar de grandes investimentos.

 

As soluções white label para o mercado financeiro suprem a lacuna para quem não quer ou não tem condição de grandes investimentos, possibilitando tirar a fintech BaaS do papel em tempo recorde e com investimento reduzido, além de mitigar os riscos. 

 

Ou seja, trata-se de uma solução completa, flexível, com APIs e operação escalável, o que representa a maneira mais econômica e de melhor custo-benefício para montar sua própria fintech. Nesse processo, todo o arranjo de transações passa a ser mais simplificado, reduzindo despesas com intermediários e favorecendo a experiência do cliente. A seguir, explicaremos as principais vantagens envolvidas.

Possibilita que a empresa se transforme em fintech sem burocracias

 

Vimos que as soluções white label livram as instituições das complexidades e investimentos de se criar uma fintech do zero. A tecnologia aliada a serviços financeiros favorece uma operação com as preferências do cliente e gera uma cadeia de valor mais positiva para todos os envolvidos.

 

Por exemplo: imagine que você vende bebidas para bares e pequenos comércios. Com a sua fintech, esses estabelecimentos abrem uma conta na sua instituição e criam um ecossistema dentro do seu próprio negócio. Dessa forma, você pode oferecer mais vantagens do que um banco, como um acesso maior a crédito, e ao mesmo tempo poderá obter lucro a cada transação feita pelo estabelecimento, aumentando as suas fontes de receita.

 

Como consequência desse processo de transformação digital e inovação financeira, a instituição poderá também oferecer condições mais vantajosas para os clientes, favorecendo um mercado mais competitivo e inclusivo por meio da oferta de um ecossistema completo de soluções.

Permite aproveitar as oportunidades do mercado financeiro

Criar uma fintech BaaS é a melhor maneira de aproveitar as oportunidades do mercado financeiro, agregando serviços como o Pix às soluções ofertadas. Fazendo esse processo com uma solução white label, não será necessário investir em infraestrutura tecnológica e back-office próprios. Isso significa zero dor de cabeça com burocracias e foco total no que mais importa: oferecer a melhor experiência para seus clientes e resultados para a sua empresa.

 

Outro grupo que sai ganhando é o dos consumidores finais, pois agora eles também terão uma experiência de compra mais satisfatória, a exemplo do uso do Pix, que traz mais praticidade e agilidade nas transações. Ou seja, mesmo as empresas que não têm tanta expertise no segmento financeiro poderão aproveitar as oportunidades desse mercado contribuindo para uma cadeia de valor positiva para todos os envolvidos.

 

Uma solução white label como a Matera Fintech viabiliza esse processo, permitindo que você ofereça a seus clientes uma série de serviços financeiros a partir do seu negócio. Dessa forma, é possível moldar sua oferta conforme os objetivos estratégicos da empresa. Dentro dos serviços disponíveis estão:

 

  • Abertura de contas digitais;
  • Envio e recebimento de PIX/TED/DOC;
  • Emissão de QR code de cobrança e boletos;
  • Solicitação de cartões de débito ou pré-pago;
  • Pagamentos via e-wallet;
  • Transferências Peer To Peer (P2P);
  • Uso do saldo para pagamentos, recargas, transferências e muito mais;
  • Acesso à timeline com saldo e extrato consolidado.

 

Tudo isso é possível através da integração da camada de API’s que o sistema Matera oferece. Assim, basta plugar as customizações específicas da sua marca e modelo de negócio à solução.

 

Otimiza processos por ser uma solução escalável e sob demanda

A experiência da Matera no segmento permitiu a criação de soluções inovadoras feitas sob demanda para as necessidades de cada instituição. O objetivo é oferecer às organizações a oportunidade de expandir seus negócios através de suas próprias fintechs, com a mesma qualidade das transações de um software bancário e sempre seguindo todas as regulamentações e exigências do Banco Central.

 

Outra grande vantagem dessa inovação financeira é que, com a concentração das contas nas instituições, estas poderão dar início a um trabalho de data analytics com base no comportamento de compra dos clientes. Esse processo gera insights valiosos para ajustar o planejamento estratégico e fazer ofertas cada vez mais personalizadas, tornando a experiência do cliente a melhor possível.

 

Se você deseja transformar processos e reinventar seu modelo de negócio, fale com um de nossos especialistas e prepare-se para o futuro do mercado financeiro!