Pular para o conteúdo

A performance dos softwares como um diferencial para o seu negócio

O conceito de transformação digital tem sido amplamente discutido nos últimos anos. Se por um lado a necessidade de adaptação é grande, por outro, surgiram oportunidades interessantes para diferentes tipos de instituições neste processo de modernização não só do sistema, mas também do mercado financeiro nacional. 

As novas plataformas de tecnologia tem um desafio cada vez maior: não basta ter um produto inovador que não suporte as necessidades básicas de um negócio. Performance, escalabilidade e estabilidade são alguns dos pilares que sustentam as operações atualmente, tudo isso pensando em uma experiência digital fluida e que garanta a experiência do usuário. 

Entenda os principais atributos e como eles podem fazer diferença nos resultados do seu negócio e da plataforma contratada:

Performance: mais do que diferencial, um atributo necessário 

Um dos principais desafios das instituições financeiras é encontrar plataformas verdadeiramente performáticas, que independente de cenário tem estrutura para manter as operações ativas. Além disso, é preciso analisar as tecnologias que compõem tal plataforma, isso porque tais definições podem ajudar a prever não só as questões de homologação entre sistemas, mas que principalmente, acompanhe as tendências de mercado e as mudanças regulatórias independente de porte ou tipo de instituição. 

Há uma prática comum de mercado que é conhecida como Teste de Performance. Este teste funciona, basicamente, como um teste de desempenho do software, garantindo sua qualidade, capacidade de resposta e estabilidade de acordo com os cenários de estresse necessários.

  • Performance também é capacidade de escalar transações!

Você, como consumidor, provavelmente já vivenciou a experiência de encontrar algum aplicativo ou serviço financeiro “fora do ar”. Muitas vezes, este problema está relacionado à incapacidade do sistema de acompanhar os altos picos de demanda de usuários ao mesmo tempo. Em um contexto cada vez mais ágil, dinâmico e no qual a jornada do consumidor é diferencial para permanência como cliente, este é um problema que não pode acontecer.Hoje, já existem plataformas, como o Matera Core Banking, que garantem escalabilidade para as operações das instituições. 

 Além disso, este tipo de atributo já ajuda na previsão e entendimento da capacidade que aquela instituição tem para crescer e escalar não só suas transações, mas sua carteira de clientes e, consequentemente, receita da empresa. 

  • Estabilidade e resultado: dois conceitos que se unem em um só 

A estabilidade de uma plataforma é um pilar essencial para as instituições. Quando se fala neste conceito, não é apenas sobre softwares mais ágeis e com alta capacidade de performance, mas principalmente sobre redução de custos ao evitar parar as operações para consertar possíveis erros de percurso. 

Uma das formas mais eficientes de se garantir essa estabilidade é mantendo a atualização constante das plataformas. Isso facilita a identificação e ajuste de erros ao mesmo tempo que permite a otimização do software.  

Sua instituição pode ir além!

Conte com uma plataforma que pode te auxiliar no desenvolvimento de uma oferta capaz de acompanhar as tendências de mercado e ajudar na geração de resultados. A sua instituição não precisa ser apenas mais uma, conte com o Matera Core Banking para ir além!

 

BANNER-2-(CORE-BANKING)-1