Pular para o conteúdo

Core banking: uma solução que também atende às novas gerações de instituições financeiras

O mercado financeiro, em essência, já existe há séculos. As estruturas foram sendo lapidadas de acordo com as mudanças de comportamento e avanços tecnológicos. Foi na década de 1970 que os modelos começaram a se estruturar como conhecemos hoje. Com o objetivo de oferecer recursos básicos, como gerenciamento de dados de clientes, execução de transações e manutenção de registros, os primeiros softwares de Core Banking foram desenvolvidos, mas ainda com altos custos pela estrutura e grandes riscos de perda de dados. 

Nos últimos anos, com o crescimento vertiginoso de Fintechs e bancos digitais, surgiram as novas gerações de Core Banking, também conhecidas como “Next-Gen”. Estas estruturas disruptivas, são focadas em processos que estão desafiando antigos modelos de negócios e suas respectivas plataformas, uma vez que o novo foco é oferecer soluções escalonáveis e adaptáveis a diferentes tipos de clientes.

Esse processo ocorreu como reflexo da 4ª revolução industrial, aliada a transformação digital que vem impactando todos os segmentos do mercado. Ao contrário do que se pensa, este movimento é positivo, pois além de acirrar a competição entre instituições, impulsiona o surgimento de soluções cada vez mais inovadoras.

Mas afinal, as plataformas tradicionais estão preparadas para esta nova geração de instituições?

Principalmente após a pandemia da COVID-19, os softwares para serviços e produtos financeiros encontrou uma nova necessidade: desburocratização e uma boa experiência para o usuário. A ascensão de novos segmentos na oferta de serviços e produtos financeiros expandiu as possibilidades para as instituições, que antes precisavam se encaixar em modelos de negócios “pré-moldados”. Hoje, existem diversas oportunidades de oferecer produtos de um banco, sem se tornar um de fato. 

Ao contrário do que muitas empresas ainda pensam, os core bancários não são plataformas exclusivas para instituições financeiras tradicionais. A desmistificação do core banking tem sido cada vez maior, visto principalmente as mudanças estruturais nas quais as instituições têm procurado se adaptar. As novas gerações que estão acendendo no mercado possuem uma grande necessidade de manter uma alta escala, ao mesmo tempo que garante experiências fluidas em seus canais digitais, centralizando e suprindo em um só lugar todas as dores do consumidor final. 

É neste sentido que os core banking se destacam no cenário mercadológico atual: além da capacidade estrutural de sustentar alto volume de transações, também concentra um portfólio completo de funcionalidades que permitem a execução de modelos de negócios disruptivos. Cada vez mais com o uso de APIs, as plataformas de core bancários estão agregando valor para as instituições financeiras. Além disso, normalmente, este tipo de plataforma já vem acoplada de forma nativa aos requerimentos regulatórios, ponto que muitas vezes é desafiador para as instituições. 

As soluções de core banking modulares tem um alto potencial de transformar as novas gerações de instituições financeiras. A possibilidade de encaixar ao modelo de negócio as funcionalidades-chave necessárias para cada empresa, é essencial neste contexto cada vez mais forte de customização e experiência diferenciada. 

Quer saber como a sua instituição pode aproveitar os benefícios de um Core Banking completo? Fale com nossos especialistas

 

BANNER-2-(CORE-BANKING)-1