Na era da transformação digital e do Big Data, empresas de todos os portes e segmentos vêm buscando se diferenciar no mercado por meio da oferta de serviços financeiros. Além de fidelizar o PDV ampliando a oferta para além de seu core business, operar serviços financeiros favorece a análise de dados dos clientes, de modo que as soluções e ofertas entregues sejam cada vez mais compatíveis com aquele nicho.
Como não será mais necessário depender dos serviços tradicionais para realizar as operações financeiras, a cadeia de negócios ganha máxima agilidade e praticidade. O consumidor final também sai ganhando, já que a oferta de soluções financeiras permite que o PDV agregue uma série de novos serviços ao empreendimento, a exemplo do Pix. Continue a leitura e entenda como fidelizar seus clientes por este caminho!
Mesmo as indústrias e empresas que distribuem produtos que investem pesado no relacionamento com cliente podem enfrentar dificuldades para fidelizá-los. Isso porque sempre existe o risco de a concorrência sair na frente ao disponibilizar algum benefício ou serviço mais inovador. Nesse sentido, estar atento às oportunidades do mercado é essencial para ganhar espaço no PDV por meio de ofertas recorrentes.
Os PDVs que aderem aos serviços financeiros têm grandes vantagens de imediato, como a própria conta digital, cartão de débito e maquininha, taxas mais atrativas, acesso a crédito, recebimento por Pix, entre outros benefícios. Isso possibilita um relacionamento mais próximo com o fornecedor, o que impulsiona a fidelização devido a uma oferta que traz retorno para todos os envolvidos.
Na prática, essa cadeia de valor entre indústrias, distribuidores e PDVs integra o fenômeno da fintechzação de empresas, que nada mais é do que a tendência de oferecer serviços financeiros para aumentar o leque de atuação e as oportunidades de novas receitas para o negócio. Dessa forma, todas as dores do cliente podem ser resolvidas em uma única solução, permitindo criar um ecossistema completo de transações financeiras e não financeiras.
Ao operar como uma fintech, a empresa experimenta um modelo de negócio mais moderno, diversifica os investimentos e impulsiona a fidelização do PDV, que agora terá uma série de recursos em um único lugar com taxas mais atrativas. Além disso, a agilidade na distribuição das contas será a maior possível, com a resolução em tempo recorde de todas as demandas que normalmente dependeriam de um back office completo.
A tendência da fintechzação é um sucesso porque permite às empresas agregarem uma estrutura de serviços financeiros ao ecossistema sem complexidades, burocracias ou grandes investimentos. Isso é feito por meio de soluções white label capazes de deixar tudo funcionando em pouco tempo. Um exemplo é o Matera Fintech BaaS, cuja integração se dá por meio de APIs de forma rápida, segura e escalável.
Dessa forma, a empresa abre novas possibilidades de receita e dá maior autonomia aos clientes, o que também impulsiona a fidelização. Por se tratar de uma solução 100% white label, o processo de implementação é desburocratizado, de modo que os gestores possam continuar focando no que mais importa: a experiência do cliente. Entre os recursos do Pix para PDV da Matera, podemos destacar:
Incluir esses recursos dentro da própria estrutura de serviços gera uma cadeia de valor positiva para todos os envolvidos, permitindo que as empresas incorporem um modelo de negócios disruptivo.
A experiência da Matera no mercado financeiro impulsionou a criação de soluções inovadoras no segmento, visando otimizar processos e, ao mesmo tempo, gerar novas fontes de receita para as empresas.
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