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Produto financeiro como spin-off: lucro por transações e dados para decisões estratégicas
A prática estratégica do spin-off é muito comum em diversos setores, como nos midiáticos, tecnológicos e em diversos outros modelos de negócio. Ela consiste em explorar um novo produto ou serviço a partir de outros pré-existentes, abrindo um CNPJ para investir nesta frente.
A oferta de produto financeiro como spin-off, por exemplo, permite que empresas dos mais variados segmentos possam ter suas próprias soluções financeiras, oferecendo um ecossistema completo de serviços aos clientes.
Neste conteúdo, falaremos dos benefícios envolvidos nesse processo e sobre as possibilidades de lucro a partir de ofertas mais compatíveis com seu público-alvo. Continue a leitura e surpreenda-se com esse cenário!
Por que investir em produtos e serviços financeiros no modelo de spin-off?
Instituições que seguem a tendência da fintechzação podem oferecer um ecossistema completo de serviços financeiros atrelados aos negócios aos clientes, entregando soluções mais compatíveis com a realidade de seu público e, consequentemente, impulsionando a fidelização . Além disso, ao criarem fintechs como spin-off para oferecer produto financeiro, as empresas passam a obter uma nova receita com as transações realizadas em seu software.
Outra vantagem é que as soluções entregues favorecem a análise de dados de Business Intelligence, de modo que as instituições possam compreender melhor as dores da clientela para trabalhar em ofertas cada vez mais personalizadas naquele segmento. Esse processo racionaliza as decisões estratégicas e mantém a empresa sempre competitiva no mercado. A seguir, resumimos os principais benefícios envolvidos.
Novas possibilidades de receita por lucro com as transações
Empresas que comercializam soluções para os estabelecimentos comerciais, por exemplo, podem aumentar o lucro mantendo o mesmo número de clientes. Uma maneira inteligente de fazer isso é agregando um produto financeiro às ofertas, de modo a oferecer uma série de serviços integrados, como pagamento por Pix, abertura de conta, acesso a crédito, entre outros recursos.
Já existem no mercado especializado soluções white label que permitem às instituições abrirem suas próprias fintechs sem grandes investimentos ou complexidades. Assim, as empresas poderão oferecer esse ecossistema completo de serviços como forma de ampliar as fontes de receita, obtendo lucro com as transações e se aprofundando no contexto do cliente para entender melhor suas demandas.
Oferta de novos serviços à mesma base de cliente
Vimos que, ao incorporarem serviços financeiros por meio de uma solução white label, as instituições não precisam se preocupar em expandir a clientela para aumentar as fontes de lucro. Isso porque, a cada transação realizada pela sua solução, as empresas ganham conforme taxas pré-definidas.
Os processos envolvidos nesse tipo de distribuição também permitem que o produto financeiro chegue às mãos do cliente de forma descomplicada. Assim, a cadeia de valor entre as empresas distribuidoras e seus clientes se potencializa, estreitando relações a partir de práticas vantajosas para ambas as partes.
Nessa cadeia de valor, as instituições ganham autoridade ao terem suas próprias fintechs e, ao mesmo tempo, expandem as possibilidades de lucro. Os clientes, por sua vez, poderão operar a custos mais baixos e com mais recursos à disposição, a exemplo da oferta do Pix no negócio.
Acesso a dados valiosos para decisões assertivas.
Ao mesmo tempo em que o produto financeiro facilita o dia a dia do cliente, as empresas distribuidoras também saem em vantagem porque passam a conhecer de forma mais aprofundada as necessidades de seu público-alvo. Isso porque os dados coletados e estruturados pelas soluções financeiras poderão gerar insights valiosos sobre os processos da clientela.
Esses dados permitem compreender os diferentes comportamentos de compra e perfis de consumo. A partir daí, é possível aprimorar o planejamento estratégico, aperfeiçoando as soluções entregues conforme as expectativas e demandas do cliente. Além disso, uma análise de dados comerciais permite identificar eventuais gargalos no funil e, também, os padrões de sucesso que poderão ser replicados.
Essas vantagens mostram por que vale a pena oferecer produto financeiro como spin-off e, a partir daí, customizar ofertas e aumentar os lucros com as transações realizadas pelos clientes.
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