Blog Matera

Como trazer um PIX nativo e criar um ecossistema único de pagamento?

Escrito por Matera | Oct 7, 2022 1:44:51 PM

Oferecer serviços financeiros dentro de ecossistemas tradicionais está cada vez mais em alta. Desenvolvedores de plataformas de e-commerces e  software houses, por exemplo, evidenciam que já é uma realidade acoplar uma instituição de pagamento ao negócio no intuito de agregar valor para seus clientes e, principalmente, ganhar uma nova forma de lucro: as transações Pix. 

Esta oportunidade vai de encontro com as mudanças dos hábitos de consumo da população, ao mesmo tempo que favorece as tendências de desburocratização de serviços financeiros, como ocorreu com a chegada do Pix, que é um dos grandes agentes transformadores das instituições atualmente. 

Com isso, um mar de possibilidades surgiu para os mais variados segmentos. Além de suas funcionalidades facilitadas para as pessoas físicas, o fato de ser um desintermediador de transações trouxe uma oportunidade de lucro para os negócios. Nesse post, vamos te apresentar como funciona essa tendência, bem como as oportunidades de agregar serviços financeiros ao seu negócio e oferecer o Pix nos e-commerces. 

Por que agregar um braço financeiro e oferecer Pix? 

Se as empresas de distribuição de produtos, pontos de venda, marketplaces e diversos outros segmentos estão aproveitando essa onda, por que os e-commerces vão ficar de fora? 

A concorrência é cada vez maior, e na corrida da melhor experiência para os usuários, o Pix tem saído na frente. Além do  aumento da receita, com o Pix nativo, seu negócio  ganha agilidade no processo. Enquanto as transações tradicionais podem demorar até 3 dias para a compensação do pagamento, a instantaneidade é certeira: as transações realizadas caem na hora na conta. 

Outro ponto importante é a proposta integrada, ou seja, concentrar em um só canal as necessidades do negócio, controlando desde os pagamentos de fornecedores e funcionários, até a checagem de estoque. Esse sistema omnichannel é possível com o Pix para PDV da Matera!

No e-commerce

O Pix no e-commerce facilita as compras por impulso, o que pode gerar maior fluxo para os estabelecimentos comerciais e, consequentemente, aumentar as vendas. Isso acontece pelo fato do Pix ter uma fricção menor em relação a outros meios de pagamento. Com o QR code, por exemplo, o tempo gasto é apenas para abrir o app do banco utilizado. 

Como faço para oferecer serviços financeiros e montar o meu ecossistema? 

Através do Pix para PDV da Matera! O Pix para PDV é um facilitador para que as software houses disponibilizem serviços e produtos financeiros como instituições de pagamento, como por exemplo: Pix e conta digital para os seus clientes. A solução possui fácil integração com os software houses e empresas de desenvolvimento de plataformas para e-commerces através de APIs, além de contar com boa experiência de conciliação que permite a exibição do extrato em um único lugar.

Com essa solução, a sua empresa não precisa criar do zero uma instituição de pagamento Basta integrar o sistema já desenvolvido ao seu software e definir a melhor taxa para cobrar dos estabelecimentos comerciais ou e-commerces pelas transações Pix realizadas.

De forma objetiva, podemos dizer que a sua empresa de desenvolvimento de plataforma de e-commerce ou software house será vista pelos seus clientes não apenas com essa função, mas também como uma instituição de pagamento na qual eles podem criar e manter suas contas. Com isso, você consegue estreitar ainda mais o relacionamento com esses estabelecimentos comerciais, influenciando diretamente na retenção de clientes.

Transforme já o seu negócio e saiba mais sobre a nossa solução!