Pular para o conteúdo

GudiOn Cast: Open Banking

As conversas sobre Open Banking estão esquentando - até o fim de 2021 todas as fases do cronograma do Banco Central já estarão em produção. Para debater as principais transformações dessa grande abertura dos dados e serviços financeiros, o GudiOn Cast traz como convidado especial o João André Pereira, Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central.

Confira o podcast nas principais plataformas de streaming!

Spotify: https://spoti.fi/2Qy0hhW
Deezer: https://bit.ly/3ozUJjF
Google Podcasts: https://bit.ly/3yqMWcs

Como um dos grandes responsáveis pelo projeto, ninguém melhor do que ele para ilustrar com clareza como o Open Banking está evoluindo no Brasil e até onde poderá chegar. A seguir separamos alguns trechos do nosso bate-papo para você ter uma amostra do que te espera!  

Competitividade acirrada

“As instituições que não priorizarem a experiência do cliente, agregando valor e oferecendo produtos customizados, vão sofrer muito nessa transformação. O ambiente de competição está mudando, e o nivelamento que o Open Banking trará é o que vai fazer todos se mexerem.”

Referência mundial

“O Open Banking brasileiro tem um escopo muito amplo, maior do que o do Reino Unido, que é uma grande referência global. Na fase IV, por exemplo, estão incluídas informações de câmbio, seguro, previdência e investimentos. O Open Banking aqui na verdade é um Open Finance. Acredito que em pouco tempo seremos referência no mundo inteiro, em funcionamento, velocidade de implementação, escopo e regulação.”

Inovação colaborativa

“Não é o Banco Central, a figura do burocrata, que vai trazer a inovação. É o mercado que está pensando nisso, na linha de frente,  tratando as necessidades do cliente. Seguimos essa linha, há um bom tempo, de ouvir, abrir as portas ao mercado, para que possamos entender o que está acontecendo e tentar criar um ambiente em que a inovação aconteça de forma segura.”

Para conferir todos os episódios do GudiOn Cast, clique aqui e confira a página do nosso podcast!