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Como o uso de APIs facilitam a oferta de crédito

Hoje, o mercado de crédito possibilita o uso de diversos canais de venda e distribuição para oferecer seus produtos a pessoas físicas, como Crédito Pessoal, Consignado, CDC (crédito direto ao consumidor), ou para pessoa jurídica, como Capital de Giro e Desconto de Recebíveis. 

Para que as empresas que oferecem crédito possam estar presentes nos mais diversos pontos, seja em aplicativo, sites de parceiros ou até lojas físicas,  é fundamental que utilizem soluções construídas em APIs (Application Programming Interfaces), pois a tecnologia permite que a integração seja realizada de maneira online entre os sistemas.

Mas, afinal, o que são as APIs, de que maneira elas facilitam a oferta de crédito, integram os canais de venda e facilitam a gestão tanto do front-end como do back-office? É o que você vai descobrir ao ler este post. 

 

Entenda o conceito de API

Ouve-se falar, o tempo todo, sobre como as APIs são valiosas e capazes de gerar um impacto significativo nos negócios. No entanto, o que é uma API?

A sigla API significa, em português, Interface de Programação de Aplicação. Uma API é uma intermediária que permite que duas aplicações se integrem e se comuniquem com facilidade. Em outras palavras, uma API é uma mensageira que entrega uma solicitação ao provedor do qual se está solicitando e, em seguida, entrega a resposta de volta.

Uma API estabelece funcionalidades desvinculadas de suas implementações, possibilitando variações nessas implementações e definições sem afetar umas às outras. Dessa forma, uma API bem projetada facilita o desenvolvimento de programas ao oferecer blocos de construção essenciais. As APIs permitem que os desenvolvedores tornem processos repetitivos, porém complexos, altamente reutilizáveis. A rapidez proporcionada pelas APIs no processo de criação de aplicações é fundamental para acompanhar o atual ritmo de desenvolvimento e criação de novas soluções.

Os desenvolvedores conseguem ser muito mais produtivos do que antes, quando tinham que escrever muitos códigos do zero. Com uma API, eles não precisam reinventar a roda toda vez que ‘escrevem’ um novo programa. Em vez disso, podem se concentrar na proposição exclusiva de suas aplicações enquanto terceirizam todas as funcionalidades básicas para as APIs.

 

Como funcionam as APIs

Imagine um garçom em um restaurante: o cliente está sentado à mesa com um menu para fazer o pedido e a cozinha é o fornecedor que irá atendê-lo. É preciso um link para comunicar o pedido à cozinha e depois entregar a comida de volta à mesa. 

Não pode ser o chef porque ele está cozinhando. É necessário algo para conectar o cliente que pede a comida e o chef que a prepara. É aí que o garçom – ou a API – entra em cena. O garçom anota seu pedido, entrega à cozinha, dizendo o que fazer. Em seguida, ele entrega a resposta, neste caso, a comida, de volta para quem a pediu. E, claro, o processo e entrega do pedido não travará, desde que a API seja projetada corretamente!

 

A importância de ter uma estratégia de APIs

Antes limitadas a domínios técnicos, as APIs se tornaram um motor significativo de crescimento dos negócios. Sendo o tecido que integra ecossistemas de tecnologias e organizações, elas permitem que as empresas de crédito abram novos caminhos para inovação e crescimento, seja ao monetizar dados ou ao construir parcerias lucrativas para oferecer diferentes tipos de produtos como Crédito Pessoal, Consignado ou CDC.

Os usuários já estão usando APIs para criar novos produtos e canais de vendas, melhorando a eficiência operacional. 

No entanto, o número de empresas com programas de APIs maduros permanece pequeno, já que a maioria não tem uma estratégia formal, muito menos a certeza sobre o seu verdadeiro valor: maximizar o impacto no consumidor ou nos negócios como um todo.

 

Como as APIs favorecem o crédito 

Do back-office ao front-end, toda a solução desenvolvida em API possibilita a construção de aplicações robustas e seguras que facilitam a integração com outros sistemas e aplicativos. O que, no final do dia, é fundamental para facilitar a gestão da financeira. 

Com o back-office em API, os diversos canais de captação de crédito podem continuar prestando atendimento ao cliente, no seu site, após a proposta aprovada. O diferencial está no fato de que essas empresas poderão acompanhar o histórico deste cliente e oferecer um atendimento personalizado, reduzindo os custos de atendimento da financeira.

Uma outra questão importante é a relação das APIs com o Open Banking, a iniciativa do Banco Central que promete modernizar o mercado financeiro e aumentar a competitividade no setor. O projeto ajudará empresas de serviços de crédito a melhorar as ofertas e serviços, potencializar o envolvimento do cliente e aumentar a receita de novos canais.

O grande objetivo do Open Banking é dar mais poder para os clientes, permitindo que eles usem com segurança produtos e serviços de crédito de terceiros. E o esforço contínuo por trás do Open Banking significa que bancos e instituições de crédito, usando APIs, terão que abrir e permitir o compartilhamento de dados financeiros de um usuário, com provedores terceirizados autorizados.

 

E o que se ganha investindo nesse negócio? 

A resposta é simples: ao fomentar a inovação, essas APIs serão capazes de criar ecossistemas inteiramente novos em torno das instituições de crédito. As empresas podem aproveitar esses novos ambientes para ampliar sua oferta e atrair novos clientes. 

A sua empresa está pronta para essas inovações, preparada para adotar soluções em  APIs e aproveitar as vantagens que ela proporciona ao seu negócio em custo e integrações? Saiba, agora mesmo, como a Matera Crédito pode ajudar você a ter este serviço.