Estamos na Era do Conhecimento onde o capital humano é o maior e mais importante patrimônio de uma empresa, assim como seus costumes, características, cultura, informações e aprendizados.
Mas como fazemos para reter o capital humano?
Para isso surge a Gestão do Conhecimento (GC), que nada mais é que um conjunto de processos responsáveis por apoiar a transferência e aplicação dos conhecimentos em organizações. Através dela, é possível materializar informações em uma base de conhecimento, à qual todos têm acesso e podem utilizar/consultar, afinal, o conhecimento é um importantíssimo ativo organizacional.
Para colocá-la em prática, é essencial compreender que a informação pode estar em três formatos diferentes:
As práticas de GC são responsáveis por transformar dados em informações e informações em conhecimento.
E como implementar a Gestão do Conhecimento na empresa?
Aqui vão alguns passos e dicas, de forma resumida:
Conclusão
A Gestão do Conhecimento surge como ferramenta para reter o capital humano e, apoiar a transferência e aplicação dos conhecimentos em organizações. Ela auxilia na materialização de informações em uma base de conhecimento, garantindo um fácil acesso a todos, uma vez que o conhecimento opera no princípio da abundância, assim quanto mais compartilhamos, mais aprendemos.
Por MARIA GABRIELA COSTA LAZARETTI
Sou Arquiteta e Urbanista, atualmente estou na minha segunda (e terceira) graduação, Engenharia de Software e Pedagogia. Sim, eu amo estudar, aprender coisas novas e desvendar novas áreas. Aqui na Matera, estou desbravando a Gestão do Conhecimento junto ao Core, e quero compartilhar com vocês os desafios e oportunidades dessa área.