Pular para o conteúdo

A importância de um Core Banking modular e flexível

A estrutura dos core bancários tradicionais foram desenvolvidos para suportar um mercado que foi bruscamente modificado. Há alguns anos, o uso de um core banking era, basicamente, por instituições financeiras tradicionais, como os grandes bancos. 

Conforme o mercado financeiro foi evoluindo, o core bancário passou a ser não mais uma plataforma tradicional, mas uma oportunidade de garantir uma estrutura compatível com os desafios atuais: segurança, performance e modularidade. 

Quando se fala neste tipo de solução, muitas vezes a sua comercialização é realizada em pacotes, sem a possibilidade de customização ou escolha do que de fato faz sentido para aquele determinado modelo de negócio. Algumas características, como o uso de APIs, são um diferencial competitivo na hora de escolher a plataforma da sua instituição, garantindo uma solução adequada ao seu respectivo contexto! 

Abaixo, listamos alguns dos motivos que fazem uma solução modular e flexível ser tão importante nas empresas. Confira!

Botao para landing page de Core Banking

Adaptação para diferentes modelos de negócio

Apesar dos grandes bancos ainda serem responsáveis por uma grande parcela das transações e usuários, o mercado financeiro expandiu. A quantidade de instituições que passaram a ofertar serviços e produtos financeiros cresceu consistentemente desde a regulamentação das instituições de pagamento em 2013. Desde lá, modelos mais modernos e disruptivos começaram a ganhar espaço nas escolhas do consumidor. 

Em um contexto de tantas inovações, tipos de instituições e modelos de negócios, é impossível ter uma plataforma engessada. O Core Banking traz oportunidade para todos os tipos de instituição, dependendo apenas da estratégia de cada uma. 

Os core bancários, como o da Matera, podem funcionar como um brinquedo de encaixe, no qual a estrutura vai sendo elaborada olhando de fato para aquela necessidade. Com uma plataforma modular, a sua empresa não precisa contratar funcionalidades que não serão utilizadas, muito menos um modelo que não esteja alinhado com as estratégias maiores.

Uma estrutura robusta, escalável e com alta performance

A alta performance da plataforma contratada traz a possibilidade de escalar as operações, capaz de acompanhar o crescimento financeiro e as repentinas mudanças nos hábitos de consumo. Garantir alta performance está diretamente ligado à proporcionar uma boa experiência ao cliente, o que, consequentemente, gera crescimento para a instituição. Um Core Banking completo, já possui essa estrutura pronta!

Solução que se atualiza de acordo com as necessidades do mercado

Quer exemplo mais claro do que o Pix e o Open Finance para comprovar a importância de uma solução flexível que consegue se atualizar com as novas tendências do mercado? Há alguns anos o único sistema integrado aos core bancários era o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro). Em menos de dois anos, devido a evolução e inovação do mercado financeiro brasileiro, duas novas modalidades tiveram que ser inseridas. 

Uma solução flexível é mais do que uma simples facilidade de adaptação. É otimização de tempo, mão de obra e gastos para a sua instituição. Para o nosso CPO, Bruno Samora: “Bancos e fintechs precisam desenvolver suas capacidades de análise de dados e também contar com plataformas de core banking flexíveis para lidar com estes desafios.”

O Core Banking mais completo do mercado também pode ser seu!

Com a experiência de mais de 30 anos de mercado com esta solução, o Matera Core Banking é totalmente integrado ao SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) e ao SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), garantindo uma estrutura robusta e escalável, de acordo com a necessidade do seu negócio.

Fale com o nosso time para saber mais!