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O valor da cadeia de distribuição: novos serviços para os mesmos clientes

Escrito por Matera | Mar 3, 2022 7:41:37 PM

As diversas operações envolvidas em uma cadeia de distribuição garantem que os produtos vão chegar às mãos do consumidor de forma simples e sem falhas. A cadeia de valor entre a indústria/empresas de distribuição e comércios, por exemplo, começa a ser desenvolvida desde a oferta do produto até sua chegada ao comerciante com o máximo de benefícios possíveis.

Uma maneira inteligente de impulsionar a cadeia de distribuição é oferecendo novos serviços aos mesmos clientes. A oferta de soluções financeiras é destaque nesse cenário, como ilustra a tendência da fintechzação de empresas, trazendo vantagens para todos os envolvidos. Neste conteúdo, explicaremos como funciona e como você pode se enquadrar.

Repensando a cadeia de distribuição a partir da oferta de serviços financeiros

Mesmo que as grandes empresas não tenham o mesmo potencial de inovação das startups, essas instituições têm um grande ponto a favor: o acesso a diversos stakeholders – de clientes a fornecedores e investidores. Essa cadeia de distribuição diversificada permite aumentar as possibilidades de lucro.

As empresas que produzem e distribuem produtos e que já se relacionam com um grande ecossistema podem, portanto, se beneficiar da inovação ao agregarem serviços financeiros a seus produtos. Assim, criando a própria fintech “dentro de casa”, conseguem gerar mais valor para o cliente, proporcionando formas de pagamento mais funcionais, operações com taxas mais atrativas, além de oferecer um leque completo de serviços financeiros em um só lugar para o consumidor final.

Uma pesquisa da Gallup mostra que as empresas que conseguem priorizar esse engajamento na cadeia de distribuição reduzem em até 63% os atritos com seus clientes B2B. Mas você deve estar se perguntando como aprimorar as ofertas e diferenciar seu produto no mercado sem precisar de investimentos exorbitantes. Falaremos mais disso no próximo tópico.

Como encontrar uma parceria de sucesso?

Para diversificar a oferta de serviços de um jeito simples e sem burocracias é preciso contar com bons parceiros. Um caminho promissor para as empresas que desejam agregar serviços financeiros, por exemplo, é agregar uma fintech ao business original. Como as fronteiras entre banking e distribuidores estão ficando cada vez mais abertas, é natural que a cadeia de valor também se otimize.

No caso das fintechs, ter sua própria instituição financeira se tornou algo bastante convidativo para as empresas distribuidoras, pois permite aproveitar as oportunidades do mercado, aumentando as fontes de receita por meio da oferta de soluções mais completas e diferenciadas para os clientes.

Entre os recursos disponíveis destacam-se a oferta de uma conta digital própria, pagamento por Pix, cartão de débito e maquininha, taxas mais atrativas para transferências, entre outras vantagens que impulsionam a cadeia de distribuição. Uma solução white label ajuda a tirar esse projeto do papel em tempo recorde, permitindo a criação de uma fintech do zero, sem grandes custos ou complexidades técnicas.

Assim, empresas que trabalham com distribuição poderão agregar todos os serviços de uma fintech ao business original de maneira inteligente e livre de burocracias, o que favorece um crescimento sustentável e escalável. Afinal, agora essas instituições estarão negociando um pacote completo de serviços diferenciados, atendendo de prontidão as demandas dos clientes e estimulando a fidelização.

Os fornecedores BaaS são, portanto, os melhores parceiros nessa empreitada, implementando soluções inteligentes para que você possa operar o modelo de fintech na prática e valorizar a cadeia de distribuição. A Matera se destaca nesse cenário por oferece soluções white label sob demanda e implementadas com a expertise de quem atua há mais de 30 anos no mercado financeiro.

Com a Matera Fintech, seu negócio terá toda a estrutura e assistência necessárias para oferecer serviços financeiros completos, além do suporte para expandir as operações conforme as necessidades da empresa forem aumentando.

Se você deseja otimizar a cadeia de distribuição e expandir as possibilidades de lucro, fale com um de nossos especialistas e prepare-se para o futuro do mercado financeiro!