Pular para o conteúdo

O que é Risk as a Service, conheça essa tendência global!

Os últimos anos acarretaram em muitos impactos no andamento de instituições financeiras, sejam elas tradicionais ou não. Ao mesmo tempo em que o sistema financeiro evoluiu, o Banco Central tem buscado a garantia da saúde financeira das instituições, bem como a estruturação e modernização do mercado de serviços e produtos financeiros. Isso resulta em uma série de iniciativas que variam desde o lançamento de novos meios de pagamento, como o Pix, até a criação de novas regras e regulamentações que passaram a atingir não só as IFs de grande porte, mas também as de pequeno e médio porte. 

Esta é uma movimentação importante para permitir que as instituições tenham saúde financeira e respondam adequadamente às regulamentações de acordo com seu porte e complexidade, olhando para seus respectivos conglomerados prudenciais.

Os desafios regulatórios são latentes, mas existem soluções que podem facilitar este processo, como é o caso do Risk as a Service. Uma solução em cloud que une as possibilidades da conformidade regulatória e o gerenciamento de riscos aos benefícios do modelos SaaS (Software as a Service). Conheça mais sobre este tipo de plataforma:

O que é o Risk as a Service?

O RaaS é um novo modelo que vêm sendo explorado para o gerenciamento de riscos de uma forma acessível e segura para instituições que ainda não atingiram o porte de uma IF tradicional com grandes volumes regulatórios. 

Resumidamente, o Risk as a Service é uma plataforma que torna mais prática a conformidade regulatória e a análise de informações referentes aos riscos da instituição. Desenvolvida com base em APIs e cloud, este modelo é um aliado na tomada de decisão estratégica. 

A grande diferença entre este modelo e as plataformas de gestão de riscos tradicionais, é a estrutura por trás da solução. Enquanto as soluções para gerenciamento de riscos contemplam um panorama completo e robusto, o RaaS é formatado para se encaixar dentro de um escopo reduzido de informações, mas ainda assim completo para determinados tipos de empresa. Uma instituição enquadrada como S5, por exemplo, também consegue utilizar o RaaS sem qualquer ônus, seja ele financeiro ou de um pacote que não faça sentido para seu respectivo porte. 

Os benefícios de uma solução Risk as a Service

O gerenciamento de riscos por si só, já é um grande diferencial estratégico para qualquer tipo de instituição. Além da aderência regulatória, é uma boa gestão de riscos que auxilia no entendimento da saúde financeira do negócio, bem como na consistência das informações do que acontece, tudo isso de maneira automática e com inteligência embarcada. 

Quando falamos de uma solução RaaS, os benefícios são inúmeros, principalmente do ponto de vista de instituições financeiras - e não financeiras - que ainda estão em expansão. Conheça alguns dos benefícios deste tipo de plataforma:

  • Eficiência operacional: a coleta e a análise de dados são processos que demoram e que exigem atenção. Uma solução que coleta, trata e gera insights torna este processo mais rápido, eficiente e preciso. 
  • Redução de custos
  • Conformidade regulatória e tempestividade para atualizações dos órgãos reguladores
  • Melhoria na tomada de decisões estratégicas com base em dados
  • Acompanhamento dos riscos da instituição 
  • Estrutura na nuvem com solução escalável
  • Implementação acelerada e de baixo risco

Estar de acordo com os regulatórios não precisa ser um desafio!

O Matera RaaS foi desenvolvido especialmente para auxiliar na apuração e geração dos documentos regulatórios exigidos pelo Banco Central. Um jeito descomplicado, seguro e acessível para manter-se atualizado diante do regulador!

A necessidade de inputs manuais, a dificuldade em produzir os documentos, bem como o alto custo e complexidade para o gerenciamento de riscos não precisam ser uma realidade na sua instituição. Fale com o nosso time e saiba como o Matera RaaS pode te auxiliar!