Pular para o conteúdo

Evolução do Pix: resultados e conquistas até então

Desde o lançamento do Pix pelo Banco Central em 2020, o cenário de pagamentos brasileiro tem se modificado intensamente. Com o uso constante do Pix nos mais variados contextos e em diversos tipos de transações, esse novo meio de pagamento chegou para transformar o mercado financeiro e facilitar a vida dos brasileiros a partir de inúmeros benefícios como a agilidade, redução de custos, segurança, novos modelos de negócios e diversas outras oportunidades que esse meio de pagamento oferece.

Algumas estatísticas divulgadas pelo Banco Central demonstram de forma sólida como a adesão do Pix tem evoluído desde quando foi lançado, se integrando no cotidiano do brasiliero. Atualmente, segundo as últimas atualizações feitas no dia 31 de agosto de 2022, o número de chaves Pix registradas já se encontra na faixa de quase meio bilhão de contas, possuindo 497.978.242 de chaves. Além disso, o valor das transações já alcançou praticamente a marca de 1 bilhão de reais (R$ 985.759.304,00), com um total de aproximadamente 2,2 bilhões (2.193.113.902) de transações já realizadas até a data das últimas atualizações divulgadas.

Os benefícios do Pix foram essenciais para garantir resultados tão expressivos em tão pouco tempo de existência. Não foi só a instantaneidade que foi um diferencial para este meio de pagamento crescer, mas todo o ecossistema completo que foi criado para este sistema. A disponibilidade aliada a desburocratização, trouxeram efeitos importantes para uma população que até pouco tempo atrás não tinha acesso a serviços e produtos financeiros. Além disso, as novas legislações aliadas ao Pix, transformaram não só a relação com o consumidor, mas também as perspectivas de negócio. Pela primeira vez, as empresas têm facilidade para adentrar ao universo de serviços e produtos financeiros, ao mesmo tempo que podem lucrar com as transações, incluindo com o Pix. 

Tudo isso permitiu que o Pix se tornasse um dos principais meios de pagamento, alcançando recentemente a posição de 2º meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, segundo apontamento da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.

Recentemente, mais especificamente no final de 2021, novas funcionalidades começaram a ser implementadas ao Pix, tais como o Pix Saque, que permite que os usuários realizem saques de recursos em comércios e prestadores de serviços, o Pix Troco, que possibilita a solicitação do valor excedente das compras em dinheiro físico, e o Pix Parcelado, que a partir de um crédito pré-aprovado concede aos usuários a possibilidade de realizar parcelamentos em até 24 meses para suas compras. Além dessas novas funcionalidades, o Banco Central já possui uma agenda com diversos lançamentos futuros, visando o aumento da popularização desse meio de pagamento e a busca do seu constante aperfeiçoamento.

Esses aspectos e estatísticas demonstrados pelo Pix auxiliam a compreender como esse meio de pagamento permite uma maior dinamicidade nas transações financeiras a partir de suas tecnologias, fator que contribuiu para a consolidação do seu sucesso no atual cenário brasileiro.

A Matera também oferece o Pix em seu leque de produtos, buscando sempre a melhor experiência para seus clientes, com taxas atrativas e suporte especializado. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre o nosso Pix.