Blog Matera

Embedded Finance: uma solução para agregar valor ao seu negócio

Escrito por Matera | Sep 2, 2022 7:27:38 PM

É fato que o mercado financeiro tem evoluído cada vez mais com soluções que tornam esse ecossistema competitivo, dinâmico e atrativo. As fintechs surgiram em um contexto no qual a experiência do usuário muitas vezes é mais importante do que o próprio serviço ou produto. 

A necessidade de incluir uma população, ainda com uma parcela grande de desbancarizados, fez com que esses novos entrantes do mercado, após sua regularização pelo Banco Central em 2013, explorassem novos modelos de negócio. Esse cenário não se limitou apenas às instituições verdadeiramente financeiras, mas trouxe uma nova realidade para todo mercado. Se há menos de uma década todo o mercado financeiro era concentrado nos 5 maiores bancos do país, hoje isso já é diferente. As Embedded Finance ensinaram que todos os segmentos têm espaço para aproveitar as oportunidades dos serviços e produtos financeiros. 

Entenda o que é esse modelo de negócio, suas principais características e como você pode aproveitar!

O que é Embedded Finance ?

Aproveitando o grande potencial das fintechs, diversas empresas têm abraçado o conceito conhecido como Embedded Finance. Basicamente, são empresas que embarcam fintechs dentro do próprio ecossistema já existente. 

Isso significa explorar novas fontes de receita aproveitando as oportunidades dos serviços e produtos financeiros. As Embedded Finance, nada mais são do que empresas dos mais diversos segmentos oferecendo serviços financeiros aos seus clientes, parceiros e até mesmo fornecedores. 

Por que as empresas estão embarcando nessa tendência?

Já pensou em otimizar processos, desburocratizar intermediários financeiros e ainda ter uma nova fonte de receita? São esses os principais motivos que estão transformando este movimento em uma tendência mundial. 

Quando se fala em Embedded Finance, é importante lembrar do conceito de arranjo fechado de pagamento, que consiste na possibilidade de manter toda a transação financeira - de ponta a ponta - dentro do ecossistema do próprio negócio. Isso significa diminuir custos das operações! 

Quem adota o modelo de Embedded Finance, deixa o modelo tradicional de intermediação financeira e passa a concentrar tudo. As taxas cobradas pelos bancos acabam, porque agora a conta é sua. As taxas gastas com maquininhas e bandeiras de cartões durante as transações, também acabam. Além disso, é uma possibilidade de estender esse processo a toda a cadeia envolvida: as mudanças no sistema financeiro nacional trouxeram a oportunidade do Pix ser uma nova fonte de receita. E o porquê disso, te explicamos a seguir!

Quem pode aproveitar esse modelo?

Apesar de mais explorado por grandes empresas, que já possuem uma cadeia consolidada, esse modelo pode ser aproveitado por todos os tipos de instituições

Conforme explorado no ebook Fintech Embarcada, este modelo geralmente é adotado por empresas que possuem um grande número de transações, pois aproveita a estrutura já existente para incorporar um leque de serviços financeiros às suas cartelas de produtos e serviços. O valor agregado dessas empresas aumenta, permitindo uma maior competitividade frente ao mercado.

Para as organizações que possuem uma ampla base de clientes (B2B ou B2C), independentemente do segmento, esse é um caminho natural, uma vez que otimiza o aproveitamento da cadeia e proporciona um ciclo de compra ainda mais completo. Dessa forma, a experiência do cliente pode ser acompanhada e estruturada estrategicamente com muito mais direcionamento. É a possibilidade de competir com as instituições financeiras tradicionais sem a necessidade de partir do zero, aproveitando o legado conquistado em outras frentes e principalmente o relacionamento com os consumidores.

O que você pode oferecer?

Esse modelo de negócio permite a oferta de diversos serviços financeiros, tais como a abertura de contas, emissão de boletos, realizar e receber TED/DOC, cash in/out via Pix, usar saldo/pagar contas, timeline do saldo e extrato, cartão débito/pré-pago. 

Isso são apenas algumas das possibilidades que as Embedded Finance podem oferecer. Mais do que oferecer serviços e produtos financeiros, é sobre escalar vendas e lucrar com transações!