Pular para o conteúdo

A oferta de Consignado e como isso pode trazer benefícios ao seu negócio

Com a evolução do mercado financeiro nasce um mar de possibilidades. A oferta de crédito não fica de fora. Apesar de estarmos acostumados a associar o crédito diretamente ao cartão, existem diversas modalidades que são utilizadas pela população e que demonstram crescimento nos últimos tempos como, por exemplo, a oferta de crédito consignado. Segundo dados do Banco Central, nos últimos dois anos esse mercado cresceu cerca de 30%, superando mais de 516 bilhões de reais. O maior valor já registrado nesta modalidade de empréstimo. 

Mas o que é de fato o crédito consignado?

Em resumo, um crédito consignado nada mais é do que um empréstimo com pagamento indireto, ou seja, as parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física. Dentro desta modalidade existem dois tipos diferentes de solicitação: Crédito consignado público e crédito consignado privado. Vamos entender qual a principal diferença abaixo!

Crédito Consignado Público

Uma modalidade de empréstimo que possibilita que empresas públicas financiem ou emprestem ao funcionário. Tem como foco servidores públicos, pensionistas ou aposentados pelo INSS, portanto exige um processo de integração mais específico com esses órgãos. Além disso, o consignado público trabalha com o COREBAN, ou, em outras palavras, correspondentes bancários, que são pessoas jurídicas (estabelecimento ou indivíduo) que prestam serviços às instituições financeiras, atuando como intermediários na relação com os clientes. 

Crédito Consignado Privado 

O consignado privado é uma modalidade de empréstimo em que empresas privadas fecham parcerias com instituições financeiras e disponibilizam o recurso para seus funcionários. Legalmente, uma empresa não pode financiar seus funcionários, mas com essa opção, ela pode habilitar um SCD (Sociedade de Crédito Direto) que permite um empréstimo consignado que futuramente é descontado diretamente da folha de pagamento desse colaborador. Nesse modelo, é a instituição financeira que busca as empresas e as mesmas podem ter convênios com diferentes instituições.

Para ambos os tipos de consignado é necessário conveniar a empresa e o órgão público com com a instituição financeira.

Por que investir na oferta? 

Os números não mentem! Como indicado pelos dados do Bacen, essa modalidade vem crescendo no gosto do consumidor pelos mais diversos motivos, entre eles, queda do custo de vida por causa dos impactos da inflação e mudanças na regulamentação para a concessão, por exemplo. Ainda em 2022, o Banco Central do Brasil indicou um recorde histórico quando o assunto é movimentação de crédito consignado público. O saldo de todas as operações à beneficiários do INSS atingiu R$ 211 bilhões no final de junho. Isso é 9,2% a mais do que o saldo acumulado em março.

Em resumo, a oferta de crédito pessoal é um mar aberto de possibilidades. Se a demanda está cada vez mais crescente, instituições financeiras podem sim embarcar nessa tendência e criar um próprio ecossistema que oferece desde conta corrente até soluções de crédito. 

A Matera Crédito é uma solução de crédito completa para instituições financeiras que oferecem crédito para pessoas físicas e jurídicas, no formato SaaS, altamente escalável e 100% adequada aos regulatórios do Banco Central. A solução contempla desde a captação da proposta, análise de crédito, gestão do contrato até informes BACEN. Com funcionamento via SaaS (Software as a Service), foi desenvolvida com tecnologias de APIs e que garantem os melhores resultados para o seu negócio! 

Tudo isso de forma personalizada para necessidade da sua instituição, facilitando a implantação e diminuindo os custos do processo tradicional. Confira nosso material especial e entenda a fundo sobre as estatísticas do mercado de crédito e quais tipos de instituições podem embarcar nessa tendência!