É preciso ter uma visão estratégica para aumentar o faturamento de um estabelecimento. Algumas ações podem ser fundamentais para melhorar a lucratividade, além de reduzir custos e despesas.
Vamos falar sobre tudo isso e traremos algumas sugestões para que você possa refletir e aplicar no seu negócio.
Antes de seguirmos, porém, é preciso entender o que quer dizer faturamento: é todo recurso acumulado com as vendas. É diferente de lucratividade que, por sua vez, representa o resultado da subtração dos custos e despesas do valor total adquirido pela loja em determinado período. Aumentá-la depende, também, de mapear investimentos, inovar, otimizar e cortar gastos desnecessários.
Este artigo abordará, portanto, maneiras de turbinar as suas vendas! Vamos à leitura?
Como empreendedor, você deve ter ouvido diversas vezes e já sabe da importância de um bom planejamento. Mas, nunca é demais reforçar!
Entender o momento do mercado, buscar inovações e aumentar o faturamento são fatores diretamente atrelados ao ato de planejar. A saúde financeira é imprescindível para o crescimento do seu negócio.
Para isso, tenha como base os três pilares fundamentais de qualquer empresa: número de clientes, frequência de compra e ticket médio das vendas. São os três indicadores impactados diretamente pelos quatro passos que apresentaremos a seguir como sugestões do que você deve fazer para alavancar os resultados.
O mercado atualmente é muito dinâmico e exige atenção às mudanças e novidades nas relações de compra e venda. A digitalização, a cada dia, abre novas facilidades para o consumo. Por isso:
Já que citamos o fator “praticidade” acima, queremos falar sobre o quanto isso pode influenciar positivamente no momento de acertar a conta.
Independente do tipo de produto que você comercializa, contar com diferentes formas de pagamento representa boa parte da experiência do cliente. Afinal, pode ser fator determinante para a concretização de uma compra.
Quanto mais praticidade e condições favoráveis ao bolso - principalmente em tempos de instabilidades na economia -, melhor.
Já falamos sobre o Pix diversas vezes nos conteúdos da Matera e sobre as vantagens de aceitar esse tipo de transação no seu caixa. E, sim, ele pode contribuir para o aumento do seu faturamento!
Informe-se junto ao fornecedor do seu sistema de operação de caixa sobre oportunidades proporcionadas por meios de pagamento. Você pode, inclusive, vir a oferecer novos serviços aos clientes como contas digitais e, em breve, passar a faturar com saques no seu estabelecimento comercial.
Além disso, o Pix tem a vantagem de disponibilizar o dinheiro na hora (você não precisa aguardar por processos de aprovação e o valor cai na conta assim que a operação é realizada) e tem taxas bem mais atrativas do que as formas de pagamento convencionais, como cobranças de operadoras de cartões de crédito.
Você já pensou em propor promoções atreladas à forma de pagamento dos produtos? Assim como alguns lojistas possibilitam desconto em pagamentos por boleto bancário - considerando o acerto à vista -, o Pix pode entrar nessa modalidade e oportunizar preços ainda melhores.
Mais descontos geram mais compras e fazem o consumidor optar sempre pelo seu estabelecimento comercial. A excelência no atendimento unida a preços imbatíveis e condições diferenciadas de pagamento são uma fórmula infalível para a fidelização.
Existem soluções no mercado financeiro com novos modelos de negócios propiciados pelo Pix. É possível, por exemplo, investir em softwares de automação comercial que já contem com essa modalidade de pagamento. Ou até mesmo sugerir para o seu atual fornecedor que incorpore a solução. Vale reforçar que a Matera auxilia as software houses a implementarem o pagamento por Pix nos sistema de frente de caixa.
Para complementar tudo o que detalhamos acima, anote mais alguns toques que podem fazer a diferença na gestão financeira do seu negócio:
Por último e o mais importante: já que falamos tanto sobre o Pix e as oportunidades que essa nova modalidade de pagamento tem apresentado, acesse mais um conteúdo da Matera e entenda como aproveitar essas vantagens e se destacar ao máximo diante da concorrência!